quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

História da Educação Física- O Labirinto

A ginástica na Educação Física tinha como objetivo conservar o bem estar e a saúde. Porém com o passar do tempo foi descoberto que a ginástica faria modificações no corpo humano. A Educação Física tem uma grande ligação com a medicina, pois sus estudos relacionados as ciências biolgicas faz com que a Educação Física se relacione como uma ciência paramédica.
Muitas pessoas praticam esportes coletivos, onde há junção de várias culturas, como o futebol e as corridas e iss nos mostra a grande influência na Educação Física.
Todos os jogos há regras e quando essas regras são quebradas isso deixa de ser um jogo e passa a se uma imitação forçada. Essa relação entre Educação Física e jogo não temos antecipação doa resultados finais,sendo assim vai haver suspense e nervosismo até e obter um resultado final.
Na realidade esportiva, como futebol por exemplo que tem o prazer de praticar, por gostar isso sim é o esporte mas aqueles que são remunerados já nã faz mais esporte e sim, está fazendo apenas seu trabalho.
A política muitas vezes quer mostar uma imagem fora da realidade, como o complexo de competitividade que cada um quer beneficiar-se a si próprio.
Afirmar que a Educação Física é ciência e recnhecer que ja existiram vários problemas como a sua aceitação, e que a ciência depende de outras para descultir sua interdisciplinaridade.

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Fernanda,
Inicialmente Sugiro que coloque o título de seu resumo da seguinte forma:

Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Retomo aqui para esse resumo, meu comentário inicial sobre seu resumo anterior. A partir disso sugiro desde já que se baseie na seguinte apresentação que preparei para esse resumo. Acrescento ainda, que nesse resumo você se estende construindo um texto com suas idéias, que para um resumo não é cabível, pois o resumista deve centrar seu exercício na retirada da essência do texto lido. Para tanto, sugiro a seguinte forma para você iniciar o resumo, suprimindo a parte que você escreveu com suas idéias.
“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.
A partir daí entre em cena o terceiro critério a ser cumprido. Você destaca e expõe duas idéias essenciais que o autor elabora no texto, contudo, não pode esquecer que ele contextualizar tais idéias no campo da história, você não localiza sobre o que de fato o autor está falando no texto. É de qualquer ginástica? Não. É da ginástica grega, segundo Plantão, especificamente. Do contrário, fica parecendo que todas as ginásticas têm essa concepção. Mesmo por que, logo em seguida ele, o autor, faz questão de diferenciá-la da ginástica moderna, pois esta não é tão geral quanto aquela. Sobre essa você apenas diz que “com o passar do tempo foi descoberto que a ginástica faria modificações no corpo humano”. Lembre-se que um resumo deve expressar a essência do texto relacionado ao seu contexto histórico. Logo a seguir você diz: “A educação física tem uma grande ligação com a medicina...” Sim, essa idéia existe no texto, mas o autor não deduz que é por causa disso que a educação física é uma ciência paramédica. O que importa ao seu resumo é como o autor relaciona a educação física à medicina. É o mesmo problema apontado acima, você não está contextualizando seu texto. Nesse caso por exemplo, você esqueceu de dizer que o autor fala da medicina enquanto “arte e ciência de curar...” Mais ainda seu texto fica confuso quando na seqüência você emenda falando falando da cultura. Depois, referente aos jogos, você apenas recorta algumas palavras do texto, deixando-as sem sentido.Sim, mas o que o autor quis dizer com isso? Ora, aí está a diferença entre um resumo e um simples recorte. Você recortou e retirou uma idéia que estava no texto e a deslocou para seu blog, ficando assim, sem sentido. O resumista deve descrever o texto lido, portanto, contar o que o autor diz, no caso, sobre a relação entre educação física e cultura. Quanto à política e a ciência, serve o mesmo comentário. Repare, seu resumo servirá a alguém que deseja conhecer o texto de Oliveira, antes de ter lido o mesmo. Quero dizer com isso que eu compreendo mais ou menos o que você está dizendo porque já li tal texto objeto de seu resumo, mas quem nunca leu e que assim poderá se pautar em seu resumo para se interessar pelo texto, ficará confuso.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.