sexta-feira, 11 de abril de 2008

Mutrivivencia: Do corpo medieval ao corpo moderno, Paulo Guilhermeti

O referido texto utiliza uma perspectiva histórica para apresentar um breve panorama sobre a história da Educação Fisica no período Medieval e no período Moderno; Ele mostra que no período medieval houve o esquecimento das atividades atléticas, e que os gregos foram perdendo o interesse, isso acelerou o fim quase total da Educação Fisica.
Nesse período a igreja usa o corpo, sendo a forma correta de pagar os pecados e alcançar a salvação da alma.
Com o surgimento do período Moderno a Educação Fisica já voltando, após o Renascimento, a igreja mostra a religião como manifestações humanas, a preocupação com o corpo, com a valorização do indivíduo, onde o corpo é o destaque.

O autor descreve o poder da igreja sobre o corpo, onde a igreja representa o poder político, onde quem tem mais terras no mundo feudal, torna-se o maior senhor, lembrando que o corpo é usado para a redmissão dos pecados, isso caracteriza o corpo medieval.
" O corpo moderno é o destaque, onde o corpo forte e saudável é necessário na sociedade." Onde todos deveriam compreender que os exercícios deveriam ajudar no trabalho, ou seja, um corpo produtivo, e não mais Deus como no período medieval.

Nenhum comentário: