terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Importância de estudar história da Educaçao Física


Sempre existiu uma grande necessidade da história no curso de Educação Física, porque apesar da grande diferença do curso de hoje em dia sempre existiu necessidade de conhecimento. Porque Educação Física não é só prática existe todo uma aprendizado para que o aluno possa criar constantemente sua atuação.
Através do estudo da história da Educação Física percebemos, que além da prática ela nos revela uma história diferente da história geral. Enchergamos que na maioria dos cursos de graduação a indentificação é maior em ciências exatas e biológicas e não se identificam com a ciência humana.
Existe compreensão em que prática também é importante mas a graduação deve nos preparar para a atuação profissional, ela deve nos dar condições favoráveis para que possamos através da relação criar e entender, não seguir um roteiro de regras, o seu objetivo é que os alunos pensem e tenham opnião própria.
Podemos ver que a Educação Física nos revela ainda a sociedade, ela vem tentando romper limites procurando um diálogo. Mas ela ainda precisa de especificidade para a sua atuação, para que possa incorporar adequadamente uma estratégia agradável e reconhecida.
Fernanda dos Santos Vila Verde

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Fernanda,
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Falando de seu texto propriamente, antes de qualquer coisa, coloque o título no seguinte formato:
Resumo: MELO, Victor Andrade de. Por que devemos estudar História da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação? In: Motriz. Vol. 3, n. 1, junho, 1997.
Inicialmente você não cumpriu com os dois primeiros critérios, mas vai direto aos argumentos do autor. Para tanto, sugiro a seguinte composição para se iniciar o resumo: “O texto aborda a problemática existente no interior dos cursos de graduação em Educação Física, referente à presença da disciplina História da Educação Física etc, etc, etc”. Um segundo ponto, é que você não faz referência ao texto lido, você apenas começa falando do assunto como se fosse algo motivado por você mesma, quando na verdade, tais questões são fruto de uma autoria, no caso de Victor Mello. Com relação ao seu texto mesmo, sugiro que o primeiro parágrafo seja substituído por um importante argumento que o autor utiliza: “pelo fato de a educação física ser comumente atrelada às áreas biométicas, disicplinas como história ficam sem sentido, para o aluno, na grade curricular”. Referente ao que você escreve: “...na maioria dos cursos de graduação a identificação é maior em ciências exatas e biológicas e não se identificam com a ciência humana”. Na verdade, você deve especificar suas palavras para o campo da educação física, pois, dizer que “a maioria dos cursos de graduação”, é muita coisa. Centre, portanto, na idéias específica do autor e não fuja disso, ao menos para construir um resumo. Quanto ao resto do texto, existem muitas idéias entrecortadas e inacabadas, além de algumas muito superficiais. Por exemplo, quando você expõe a idéia do autor de “não seguir um roteiro de regras”, penso que seria melhor você descrever o que o autor diz sobre isso em vez de apenas retirar essa idéia do texto. Uma dica, o autor fala da influência efetiva que uma teoria exerce sobre nossa prática, tanto em sua conservação, quanto em sua inovação. Por fim, o último parágrafo deve ser contextualizado no interior da “história da educação física”.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.