sábado, 25 de outubro de 2008

A História que não se conta

Castellani Filho, Educação Física no Brasil:A história que não se conta, Campinas, Parpires1988.
O autor retrata a ordem em que a educação física brasileira se encontra, em um aspecto natural e cultural do homem. Na educaço física que prepara o aluno existe aqueles que já tem domínio desde o nascimento e aqueles que vão aprendendo devagar em função do tempo. O autor fala do desenvolvimento do pensamento humano e sobre descobertas da arqueologia, onde o homem pode ser modificado. Ele fala da teoria que podemos compreender sobre a natureza da cultura com partes um mesmo processo, que faz homem chegar hoje. Isso quer dizer que o homem é o que sua origem o mostra e o que sua cultuira retrata. " O Homem é um Ser Cultural"!
No fim do texto o autor mostra que o homem age corparalmente e assim ele se relaciona com o mundo.O corpo humano é o mesmo tempo natureza e cultura.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O ENSINO DA EDUCAÇÃOFÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA:Relações com a antropologia

O autor relata no texto como um professor pode ajudar um aluno no desenvolvimento emocional e corporal. Mello fala também que deve haver preocupação em preparar o cidadão desde seu nascimento, as pessoas deve ter seus principios básico baseado na família para não ter problemas socialmente.
na escola alguns professores preocupan-se somente em passar seu conteúdo esquecendo de preparar o individuo emocionalmente para as atribulações socias diz o autor.
Em muitos casos a criança chega na escola apresentando problemas emocionais e aescola não está preparada para recebe-los. Tanto aescola como o aluno vai apresentar problemas.
Finalizando o texto alguns país veem a educação física como uma habilidade para a motivação, interpretação de valores, e ainda vê como uma iniciação a motocidade do corpo e da mente.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Uma abordagem filosófica da corporeidae

Satin,Silvino
Educação Física: Uma abordagem filosofica da corporeidade/Silvano Santin-2.ed.rev.-Ijuí:Ed. Uni juí 2003-168p.(coleção e educação física) ISBN8574293644

Silvano Santin autor do livro Educação Física outros caminhos, que aborda assuntos como esporte educação física, Sensíbilidade lúdica entre outros.
Uma parte do livro educação física uma abordagem filosófica da corporeidade o autor fala da educação física e faz umabreve reflexão sobre o que ela é, e como ela é.
O autor fala do termo educação física que é uma razão que aponta a realidade fundamental do homen, ele ainda diz que o termo teria que ser entendida como educação do corpo, pois retrata muito sobre treinamento físico. Ele finaliza o texto falando que a educação física terá maior autonomia quando se aproximar mais do homen e menos das ciencias e da antropologia, quando deixar ser intrumento ou função, para ser arte, quando se afastar da tecnica e da mecânica e se desenvolver criativamente. A educação deverá ser o gesto criador. onde mudará muito aeducação social.