segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A educação física mente...

Medina,João Paulo Subirá, 1948. A Educação Física Mente, in: A Educção física cuida do corpo e ..."mente": Bases para a renovação e transformação da educação fisica/ João Paulo Subirá Medina-9 ed. Campinas, SP: Supirus, 1990, (Coleção Krises).

Medina apresenta no livro educção física cuida do corpo uma contribuição ímpar no sentido de propor um análise crítica do que tem sido feito em nome da educação física, seguindo-se uma reflexão orientadora de uma transformação radical dessa prática educativa.
João Medina é também escritor do livro BRASILEIRO E SEU CORPO, com uma abordagem inédita e polêmica, o livro permite compreender a realidade brasileira na sua permanente condição de denominação e depêndencia relacionando esse dado social com acorporeidade de nosso povo, caracterizando o que o autor denominou "corpo original".
O autor Medina faz uma relação entre mente, profissão na educação física, ela primeiro mostra o perfil do profissionais existentes em nosso país.
O autor retrata que toda manifestação humana e movida por valores, e esses valores determinam ideias certos objetivos, ele fala ainda de uma educação física, que na época do imperio era dividida em educação do espirito da mente e do corpo.
Medina conceitua "saúde" como uma expressão ligada a os objetivos da educação física de completo bem-estar físico mental e social.
O autor mostra em palavras bem claras que entende que aeducação físiaca deve ocupar-se do corpo e de seus movimentos e que o profissional diante de suas potencialidades podem realizar trabalhos efetivamente humanizantes que transforme e desenvolva o ser humano tanto físicamente como mentalmente.
Podemos observar que Medina revela ao profissional que ele esteja atento ao seu papel que faz transformações na comunidade, em fim na vida social.
A profissão é algo que deve ser realizada com amor, é importante ressaltar que todos temos um diferencial é isso que nos fazem diferente na carreira.